VOCÊ ACHA QUE PASSA TRABALHO?

Você já parou pra observar o quanto somos felizes?
Estamos vivendo uma época em que existe de tudo pra facilitar nossa vida, e está ao alcance da maioria das pessoas.
As vezes quando reclamo que estou cansada,logo me vem a cabeça minha mãe...
Nos 24 anos que vivi ao lado dela(Ela já faleceu) não lembro de ouvir ela reclamando,digo, reclamações como as nossas de que não sobra tempo pra nada.
Ela viveu 67 anos e nunca teve esses "luxos" de hoje em dia...Por exemplo:
Eram seis pessoas(Meus pais e quatro irmãos) e minha mãe lavava no "tanque" a roupa da casa toda. Não gostava de usar luvas pois dizia que atrapalhava.
Foi conhecer uma máquina de lavar já no fim da vida mas nunca chegou a ter uma.
Hoje quando a roupa sai quase seca da centrifugação,eu lembro o trabalhão que dava torcer lençol e toalhas de banho.
Minha mãe usava "espanador"(Talvez os mais jovens nem saibam o que é isso.) ou uma flanela pra tirar o pó dos móveis. Hoje os "aspiradores de pó" limpam além do pó,líquidos e vão pegar a sujeirinha lá onde o braço não alcança.
Minha mãe tinha a chaleira e as panelas de alumínio,viviam brilhando mas pra isso,dava uma mão de obra "arear" com esponja de aço.De inox ela foi ter uma chaleira já quase no fim da vida.
Hoje essas com apito são ótimas quando estamos longe do fogão.
Minha mãe usou esse tipo de máquina de costura da foto.(Eu adorava brincar sentada no pedal) lembro que numa dessas gavetas tinha chave e era onde ela guardava o dinheiro.(Ela era cabeleireira) nunca aprendi a costurar, mas ela vestia todos lá de casa fazendo lindas roupas.
Hoje as máquinas costuram, bordam, praticamente sozinhas.
Lembro dos dias de verão,quando minha mãe fazia suco pra tomarmos no almoço.Além do trabalho de descascar, depois ainda tinha que espremer o suco,fazendo uma força pra não perder uma gota. Hoje podemos colocar com casca e tudo que o aparelho separa suco,casca e bagaço.Sem precisarmos fazer nenhum sacrifício.
Se existia coisa chata pra fazer,era descongelar o refrigerador...
Esperávamos chegar perto do fim do mês quando já não tinha muitos alimentos guardados no congelador e era aquela mão de obra.
Hoje com as novas "Frost Free" tudo ficou uma beleza! Eu comprei uma dessas com dispenser de água, pra não ficar toda hora abrindo a porta.
Além de poupar trabalho, poupa energia eléctrica.
Na casa do meu pai ainda existe o primeiro fogão deles.(Igual esse da foto) o forno era pequeno,não tinha acendimento automático.
Hoje além de bonitos eles avisam se está vazando gás.
Sempre quando tinha que bater bolo ou claras em neve,minha mãe usava um garfo e ficava batendo até ficar no ponto certo. Depois quando comecei a trabalhar comprei uma batedeira pra facilitar a vida dela.(Pena que ela usou pouco!)
Durante muito tempo minha mãe usou esse tipo de ferro de passar...
Além de pesado dava muito trabalho pra esquentar. Ela usou um outro modelo mais moderno que nem se usa mais.
Hoje existem modelos sem fio, à vapor,etc...
Temos vários motivos pra agradecer a vida que levamos!
Minha mãe além de não ter a facilidade de hoje em dia, trabalhava no salão de beleza que tinha em casa e nas horas vagas fazia tricô e crochê.

Comentários

  1. Amigaaa,
    Vc está coberta de razão!! Quanta tecnologia, quanta coisa boa e produtos maravilhosos que nos ajudam a limpar e cuidar da casa. Parabéns!!!Eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lisa,

    Descobri que sua mãe era muito parecida com as minhas avós! Muitos desses objetos são meus conhecidos. Vou contar: minha avó paterna queria tanto aprender piano, mas o pai dela lhe apontava um tanque igual a esse da foto! Aliás na casa da minha avó materna também tinha um! Eu gostava de ajudar ela torcer lençol, cada uma segurando numa ponta! Mas minha avó paterna comprou um piano depois que se casou.

    Minha avó materna tinha uma máquina de costura igual a essa da foto, que agora está na casa da minha irmã. Eu aprendi a costurar nela e já costurei muito mas só pra mim e pros meus filhos. Agora tenho uma máquina nova, igual a da direita...rs

    Mas tem certas coisas que ainda prefiro as antigas. Prefiro espremer laranja e limão no espremedor antigo (os espremedores vivem escangalhando!) Prefiro bater bolo na mão também, prefiro fazer café fervendo água no fogão (não tenho paciência de esperar a cafeteira), prefiro as panelas de alumínio e sei dar brilho direitinho...rs Também prefiro lavar louça na mão.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lisa
    Bela homenagem a todas as mães de alguns anos atrás. E vou acrescentar, com sua licança, mais um item: fraldas descartáveis não existiam.
    Abraços
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Nossa! Como o progressmo e as inovações mudaram e diminuiram a forma de trahalhar em casa! São produtos muito mais eficientes do que os existentes há uns 30 ou 40 anos.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EU NÃO SEI, ELE SABE.

AMANHECER DE UM NOVO ANO.

NÃO ACREDITO EM COINCIDÊNCIA.